Lista mostra 29 marcas de azeite proibidas para venda: veja quais são, entenda alta no preço e o que fazer para fugir de golpes
Não é novidade para ninguém que faz as compras da casa que o preço do azeite de oliva tem aumentado cada vez mais. Apenas de 2023 para 2024, o azeite encareceu quase 50%, segundo dados do IBGE, e o motivo todo mundo já conhece: mudanças climáticas.
A Europa é um dos principais produtores de azeite de oliva do mundo, abastecendo o mercado de vários países. A região da Espanha e de Portugal são responsáveis por grande parte da produção, e são exatamente essas áreas que foram muito afetadas pelas secas que aconteceram nos últimos anos no continente e que diminuíram a safra das azeitonas.
Para você ter noção, é preciso cerca de oito quilos de azeitonas para obter apenas um litro de azeite. Apenas o Brasil consome aproximadamente 100 milhões de litros de azeite por ano, muito atrás dos maiores consumidores como Espanha e Grécia. Com as safras comprometidas e a demanda alta, tornou-se necessário o aumento do preço do óleo em todos os locais do mundo.
Azeite de oliva preso: supermercados da Europa colocam cadeado nas prateleiras
Uma prática que ainda não foi adotada nos mercados e lojas brasileiras, mas que já está sendo usada há algum tempo em Portugal é colocar cadeados nas garrafas de azeite para evitar o furto do produto.
Apesar de parecer excessivo, a prática é bastante comum quando o assunto é bebida alcoólica, inclusive no Brasil. Alguns tipos de uísque, vodca e licores mais caros podem ser encontrados dentro de prateleiras com cadeado em supermercados brasileiros. Resta saber se esse será o futuro do azeite.
Números de azeite fraudado aumenta no país e marcas são reprovadas
Nos últimos tempos, as notícias de azeites fraudados e retirados das prateleiras no Brasil aumentou muito. Como a população está buscando sempre pelo melhor preço na hora de comprar o azeite, marcas e estabelecimentos viram a oportunidade de lucrar com produtos falsificados.
Na última terça-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou mais uma lista constando 12 marcas de azeite impróprias para consumo. No entanto, foram 24 marcas de azeite retiradas dos mercados apenas em 2024, além de mais de 60 mil litros de azeite encontrados em uma fábrica clandestina localizada em Saquarema/RJ, no começo do ano, durante a operação Getsêmani. Confira a lista atualizada abaixo:
15/03/2024
Terra de Óbidos
Serra Morena
De Alcântara
Vincenzo
Az Azeite
Almazara
Escarpas das Oliveiras
Don Alejandro
Mezzano
Uberaba
09/10/2024
Málaga
Rio Negro
Quinta de Aveiro
Cordilheira
Serrano
Oviedo
Imperial
Ouro Negro
Carcavelos
Pérola Negra
La Ventosa
22/10/2024
Almazara
Alonso
Don Alejandro
Escarpas das Oliveiras
Garcia Torres
Grego Santorini
La Ventosa
Olivas Del Tango
Quinta de Aveiro
Quintas D'Oliveira
Vincenzo
Como não cair em golpe na hora de comprar azeite de oliva?
Para que você não caia em cilada na hora de comprar o azeite, existem algumas dicas que podemos dar. A mais simples de todas é: de preferência para marcas conhecidas e consagradas. Evite comprar azeites de marcas que você não conhece e em estabelecimentos que você também não conhece. Outro ponto importante na hora de comprar o azeite é desconfiar de preços muito abaixo do mercado, a não ser que o produto esteja perto da validade, com aviso, sendo vendido por uma grande rede de supermercados.
(Por Isabela Henriques do Microsoft Start)
Comentários
Postar um comentário