O QUE DIZ O JUDAÍSMO MAIS RADICAL SOBRE JESUS


Os evangélicos brasileiros, em sua grande maioria, têm uma veneração quase idolátrica pelo povo de Israel. Se você meu caro leitor, der um passeio por vários igrejas de sua cidade, com certeza irá se deparar com menorás (o castiçal de sete velas dos judeus), réplicas da arca da aliança nos altares e pastores ou líderes portando quipás (uma espécie de gorro que os judeus usam na cabeça para irem à sinagoga e fazer as suas orações) também fazem uso de talits, (uma espécie de estola usada pelos rabinos). Não bastasse isso, ainda veremos não poucas vezes a bandeira do Estado de Israel ao lado da bandeira brasileira.
Além de se apropriarem de símbolos judaicos, ou seja, de outra religião, o que só em si já é um desrespeito para com o judaísmo, muitas igrejas ainda se agarram ao Velho Testamento, como se ele fosse normativo para Igreja de Jesus.
Mas será que os judeus, pelo menos os mais religiosos do judaísmo, será que eles têm todo esse apreço pelos cristãos? Será que eles respeitam nossas tradições e costumes? E o que eles pensam de Jesus, o nosso Messias, Senhor e Salvador?
Vamos aos fatos.
A base do judaísmo é a Torá (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento) e o Talmude.
O Talmude é um conjunto de leis orais tradicionais que contém regulamentos religiosos e civis judaicos. Esse conjunto está dividido em duas partes principais: a Mishná (as leis) e a Guemará (os comentários sobre essas leis).
Existem duas versões do Talmude: o Talmude Palestino (cerca de 400 d.C.) e o Talmude Babilônico (cerca de 600 d.C.). O Babilônico é mais abrangente e é considerado o alicerce da lei rabínica. O Talmude estabelece uma série de regras de conduta muito detalhadas que falam de cada aspecto da vida. Ele é considerado pelos judeus um complemento das Escrituras Hebraicas. Com o tempo, o Talmude foi ganhando muita importância, até que por volta da Idade Média ele passou a ser mais respeitado por muitos judeus do que as próprias Escrituras.
Mas o que então o Talmud diz sobre Jesus?
Antes de mais nada, é bom lembrar que o talmude foi escrito depois que a Igreja Cristã já estava estabelecida e estava crescendo, ou seja, ele foi escrito enquanto observava a igreja se espalhar por todas as nações.
Então vejamos algumas citações do Talmud Babilônico sobre Jesus:

Livro de Sota 47A
Afirma que Jesus foi excomungado por seu mestre e, por não ser aceito de volta, se revoltou, perverteu o povo, cometeu idolatria e magia negra.

Livro de Gittin 57B
Afirma que Jesus está condenado pela eternidade megulhado em fezes fervendo;

Livro de Sanedrin 43A
Afirma que Jesus morreu enforcado na véspera da Páscoa condenado por prática de feitiçaria e por ter induzido Israel a apostasia.

Livro de Sanedrin 67A
Afirma que Jesus era filho de uma prostituta, seu pai era um soldado romano com o nome de Panthera.

Livro de Shabat104B
Chama a mãe de Jesus de prostituta, afirma que Jesus aprendeu magia negra no egito e que tinha seu corpo coberto de tatuagens.
Como dá para perceber, com apenas algumas poucas citações a gente percebe o que os religiosos do judaísmo mais radical pensam sobre Jesus. Para eles Jesus não é de forma alguma o Messias esperado por eles e que nós cristãos adoramos um ser humano e portanto, cometemos idolatria. Das duas uma, se os judeus estiverem certos sobre Jesus, os mais de 2 bilhões de cristãos do mundo inteiro estão vivendo uma grande ilusão e cometendo o pecado da idolatria. Mas se estivermos certos e eu tenho certeza que sim, os judeus e principalmente seus líderes religiosos, precisam de conversão e realmente aceitarem Jesus como o Messias prometido de Israel.
E é por estas e outras que eu não vejo motivo algum para todo esse fanatismo sobre Israel. Até porque o Estado de Israel de hoje, não é o Israel das páginas do Antigo Testamento. Devemos sim, orar por Israel e respeitar as suas tradições e costumes. Porém, como uma outra religião, da qual podemos extrair muitos princípios edificantes e ricos para a nossa espiritualidade. Entretanto, é bom saber que somos o povo da nova aliança firmada em Jesus, o Messias.
Paz sobre Israel e paz para o Brasil.

Haroldo Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANDRÉ E FELIPE VALADÃO QUEREM SEGREDO DE JUSTIÇA SOBRE O CASO DO USO DA MARCA LAGOINHA

LÍDER DA IGREJA ANGLICANA RENUNCIA APÓS SER ACUSADO DE ENCOBRIR ABUSOS SEXUAIS DE MENORES

VÍCIO EM BETS ATINGE O MEIO EVANGÉLICO E PREOCUPA LÍDERES RELIGIOSOS