A CENTELHA DIVINA

 

Muitas vezes pelo fato de sermos cristãos achamos que devemos ser perfeitos. Buscamos a perfeição dia a dia, mas ela não acontece. Existe em nós, a despeito de toda a nossa vontade e ideais de excelência, o DNA da fragilidade humana. Isso é irremediável. O apóstolo São Paulo em sua carta aos romanos, nos lembra disso, “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Rm 7:24 

Vivemos o paradoxo do santo e pecador. Esta é a realidade humana, por mais que nos esforcemos e por mais espirituais que sejamos, não podemos fugir da nossa condição de fragilidade.

Entretanto, mesmo sendo assim tão humanos e frágeis, não considero que o ser humano seja um ser totalmente perdido e sem esperança. Há teologias que ensinam assim e que consideram o homem totalmente depravado e miseravelmente perdido. Mas isso são apenas teologias e concepções humanas de interpretação da vida.

Acredito que cada um de nós nasce com uma centelha divina e que de acordo com a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, o Senhor nos criou à sua imagem e semelhança. (conf. Gênesis 1:26-27) “26Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­ que se movem rente ao chão". 27Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

Como podemos ver nesses versículos, fomos criados homem e mulher segundo à imagem e semelhança de Deus. E é por isso mesmo que podemos ter esperança, mesmo sabendo da nossa fragilidade e imperfeição.

Ao mesmo tempo que somos capazes de cometer atrocidades, como guerras, violência, roubos, assassinatos e tantas coisas horríveis que os homens e mulheres fazem, somos também capazes de gestos admiráveis de beleza e ternura. Quem não se emociona ao ouvir uma linda canção ou ao ler um poema ou um romance? Quem de nós não se enternece ao ver um casal de namorados ou mesmo uma mãe amamentando um filho ou uma noiva se aproximando do altar para se encontrar com o seu amado? E isso sem falar nos avanços maravilhosos da ciência, da medicina e da tecnologia. Tudo são construções humanas que somos capazes de fazer através da centelha divina que herdamos na criação. Há uma inteligência suprema que zela por nós.

Em Cristo nossa centelha divina é restaurada. Nele resgatamos nossa filiação e nossa dignidade de filhos, restaurando sua imagem e semelhança em nós.

Há esperança para o mundo. Há esperança para o ser humano. Podemos melhorar o planeta e construir um mundo melhor e mais fraterno. Basta abrir os braços para o amor e para a ternura.

Deus conta com você.

Haroldo Mendes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANDRÉ E FELIPE VALADÃO QUEREM SEGREDO DE JUSTIÇA SOBRE O CASO DO USO DA MARCA LAGOINHA

LÍDER DA IGREJA ANGLICANA RENUNCIA APÓS SER ACUSADO DE ENCOBRIR ABUSOS SEXUAIS DE MENORES

VÍCIO EM BETS ATINGE O MEIO EVANGÉLICO E PREOCUPA LÍDERES RELIGIOSOS