DEVE O CRISTÃO SE ENVOLVER EM POLÍTICA?

 



    O cristão deve carregar em uma das mãos a Bíblia e na outra o jornal. Essa frase é atribuída ao teólogo suíço Karl Barth, renomado escritor cristão protestante. Ele nos alerta para que não fiquemos alienados da realidade política e social que nos cerca.
    A Igreja, ou melhor, os cristãos, julgarão o mundo conforme nos diz o apóstolo São Paulo em sua primeira Carta aos Coríntios, “Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 3Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida”? (1Co 6:2-3). 
    É importante que os cristãos estejam inteirados do que ocorre em nosso país. E principalmente nos desdobramentos políticos, pois afinal, nós somos parte do povo brasileiro e será nas urnas que decidiremos os rumos do Brasil. O crente não deve ser alienado politicamente e nem se deixar levar pela falácia de candidatos oportunistas que em época de eleições ficam rodeando as igrejas com o intuito de abocanhar os votos dos fiéis.
    Em primeiro lugar o cristão deve escolher candidatos que estejam afinados com os princípios do Evangelho. Não apenas no discurso, mas também na prática de vida. Por exemplo, não podemos admitir um candidato racista, ou homofóbico, candidato que promova a violência, censura à imprensa ou liberdade de expressão. Devemos rejeitar candidatos que apoiam o aborto ou que censuram a liberdade religiosa. O candidato não precisa necessariamente ser evangélico, mas deve pelo menos defender os princípios que os evangélicos defendem.
    A polarização está muito intensa em nosso país. Não basta dizer que é conservador ou de direita. Existem ditaduras, governos de direita e conservadores, que ameaçam os cristãos em outras partes do mundo. Por isso é preciso ser bastante consciente quando vamos escolher nossos candidatos ou mesmo abraçar determinadas ideologias.
    A igreja deve sim ter o seu lado. Mas esse lado sobretudo é o lado do Evangelho de justiça e paz pregado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Todas as ideologias humanas estão aquém da mensagem cristã e, portanto, nosso compromisso maior é com o Reino de Deus.
    Vamos escolher bem nossos candidatos e apoiar os que estão mais afinados conosco, mas sempre sabedores de que acima de tudo está o nosso compromisso com Deus e com o seu Reino.

Paz a todos!

Haroldo Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANDRÉ E FELIPE VALADÃO QUEREM SEGREDO DE JUSTIÇA SOBRE O CASO DO USO DA MARCA LAGOINHA

LÍDER DA IGREJA ANGLICANA RENUNCIA APÓS SER ACUSADO DE ENCOBRIR ABUSOS SEXUAIS DE MENORES

VÍCIO EM BETS ATINGE O MEIO EVANGÉLICO E PREOCUPA LÍDERES RELIGIOSOS