A HORA DOS APROVADOS
Por Gérson Siqueira*
E até importa que haja entre vós facções, para que os aprovados sejam manifestos entre vós". (I Co.: 11-19, JFA)
Nessa passagem, o apóstolo Paulo prega aos cristãos da igreja de Corinto, importante cidade ao norte da Acaia, que fazia divisa com o Estado de Atenas. A Corinto dos dias atuais está localizada no município de Corinto, na região do Peloponeso, Grécia. Possui cerca de 60 mil habitantes e uma área total de 614 Km2. O nome Corinto tem origem em uma uva grega, própria para se fazer passas finas.
"E até importa que haja", essa frase no início da passagem pode sugerir aos desatentos que Paulo incentivava confusões, brigas e outros desatinos na igreja de Corinto. Mas o sentido é outro. Movido pelo espírito de Deus e investido pelo dom da profecia, o apóstolo está simplesmente prevendo o que vai acontecer, em futuro bem próximo, no seio da igreja.
É dessa maneira que Paulo vê o aparecimento de seitas e facções diversas que promovem a divisão entre irmãos, ele mesmo um profundo conhecedor do pecado na natureza humana. Através dessas divisões, se conhecerão os verdadeiros cristãos, os que adoram a Cristo em espírito e em verdade. Esses serão os aprovados por Deus, dignos de sentar a mesa e cear com o Cordeiro.
O cumprimento dessa profecia já está acontecendo em todo o mundo. É necessário que oremos diariamente por esse mover do espírito e busquemos a santidade necessária para fazer parte do grande rebanho dos remanescentes.
Graça e Paz
* Gerson Siqueira e jornalista multimidia há 38 anos, palestrante e pastor com ministério itinerante.
Parabéns por tamanho conhecimento daquilo que está disposto nos livros sagrados e onde faz referência também da cultura vivenciada a época do contexto histórico .
ResponderExcluirFico imensamente grato pela observação elogiosa do leitor! Deus o abençoe!!
Excluir