POLÊMICAS SOBRE O REFORMADOR


 Era Martinho Lutero membro da Ordem Rosacruz?


A vida do reformador Martinho Lutero - revelam diversos estudos - sempre foi pautada pela busca da paz espiritual. Essa busca teve início na época em que Martinho, ainda jovem e estudante em Magdeburgo, se matriculou na escola dos Irmãos da Vida Comum, irmandade fundada pelo místico Gerard Groote (século XIII).
Os Irmãos da Vida Comum pregavam basicamente o ascetismo ( vida disciplinar baseada no corpo e espirito para encontro com Deus) e a volta ao cristianismo primitivo, que acabou moldando o pensamento de vários escritores e teologos, entre eles o famoso Tomas de Kempis.
No centro da teologia dos Irmãos da Vida Comum estava a Devotio Moderna, da qual se apropriou o próprio Lutero para a maioria dos seus estudos. Ainda aparecendo como místico em outras polêmicas, Lutero acabou abandonando, mais tarde, a Devotio Moderna. Uma delas e a sua participação na Ordem Rosacruz, que estudaremos neste primeiro artigo.
Um antigo documento assinala a origem da Ordem no ano de 46, uma fraternidade mística que mistura cristianismo primitivo com a mitologia egípcia. Outro- o Fama Fraternitatis- indica o monge alemão Christian Rosenkreutz (1378) como fundador da ordem, teoria negada por muitos rosacruzes modernos. Para estes, Rosenkreutz foi apenas um mero iniciado, não o fundador.
A possível ligação entre Lutero e a Ordem Rosacruz aparece hoje através de parca literatura, composta por documentos, estudos acadêmicos e especulações pela internet. Não há nada de concreto ainda que prove a militância de Lutero entre os místicos rosacruzes, apenas a comparação entre a rosa de Lutero e a da Ordem, essa sim, feita por centenas de estudiosos.
E sobre ela que se baseia nosso artigo. Para isso, precisamos traçar um rápido perfil do aludido fundador, Christian Rosenkreutz. Ele nasceu na Alemanha, nas margens do Reno em 1378 e morreu um ano depois do nascimento de Lutero, 1484. Depois de peregrinações pelo Egito e outros países do Oriente, onde aprendeu a sabedoria milenar para aplicar na Ordem, voltou a Alemanha em 1407, onde, segundo seus admiradores, teria fundado a primeira filial dos Rosacruzes.
Essa também e outra tese desmentida por alguns estudiosos. Documentos mostram que os primeiros panfletos foram exibidos em Kassel, também na Alemanha, mas no ano de 1614, quando a Reforma já estava no auge. Depois de três séculos (1915), foi reformulada com o nome de AMORC (Antiga Mística Ordem Rosacruz), pelo jornalista, filósofo e também ocultista americano Harvey Spencer Lewis .
Não ha nada que prove a militância de Lutero - mesmo que superficial- nas lojas da Amorc, em toda sua vida. Como já dissemos antes, somente especulações e a semelhança entre as rosas, que apresentamos agora por considerar de grande importância .
Podemos notar, depois de apurado estudo visual, algumas semelhanças entre elas. A rosa mística da Amorc tem ao centro 5 pétalas e em toda sua volta, um total de 22. A rosa de Lutero tem também cinco pétalas, e formato idêntico ao da rosacruz. Finalmente, a de Lutero está circundada pela palavra em latim "Vivit", ou Cristo está vivo. A rosacruz, por sua vez, e circundada pelos dizeres INRI, ou Jesus Nazareno Rei dos Judeus.
Algumas dúvidas ainda permanecem para os teólogos com respeito a sua origem. Quem copiou quem? Os rosacruzes se basearam na de Lutero ou foi exatamente o contrário ? Houve mudanças nos desenhos e para quais objetivos ? Prefiro deixar as respostas e devidos julgamentos a critério do amado leitor. 
Graça e Paz.

* Por Gérson Siqueira, jornalista e escritor

Postagens mais visitadas deste blog

ANDRÉ E FELIPE VALADÃO QUEREM SEGREDO DE JUSTIÇA SOBRE O CASO DO USO DA MARCA LAGOINHA

LÍDER DA IGREJA ANGLICANA RENUNCIA APÓS SER ACUSADO DE ENCOBRIR ABUSOS SEXUAIS DE MENORES

VÍCIO EM BETS ATINGE O MEIO EVANGÉLICO E PREOCUPA LÍDERES RELIGIOSOS